Coroação do Rei Charles III: Convidados famosos, comidas e ritos especiais; confira tudo o que se sabe sobre o evento
Cerimônia terá duração de três dias, com início no sábado e encerramento na segunda-feira; monarca quebrou tradições e optou por festa menos grandiosa e mais moderna Victoria Jones / POOL / AFP Vestes da coroação, compostas pela supertúnica (esq.) e o manto imperial (dir.), são exibidas na Sala do Trono no Palácio de Buckingham
Charles III e Camila Parker Bowles vão ser coroados rei e rainha neste sábado, 6, na Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. As celebrações vão ter duração de três dias e contarão com as presenças de líderes mundiais para a primeira coroação britânica em 70 anos. Ao todo, haverá cerca de 2.000 convidados — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é presença confirmada —, e a cerimônia tem previsão de duração de uma hora.
Será um evento menos pomposo do que a celebração da mãe do novo rei, Elizabeth II, que durou três horas, com 8.000 participantes. Desde setembro de 2022, quando Elizabeth morreu, Charles III assumiu o papel de rei. Contudo, só agora, seis meses depois, ele será oficializado no cargo.
O monarca de 70 anos optou por uma coroação menos grandiosa e mais moderna. As demonstrações dessa decisão sãos: lista reduzida de convidados, chapéus no lugar de diademas, aristocratas sem toga, coroa reciclada, óleo de unção vegano, meninas entre os alunos bolsistas, carruagem mais confortável e menos militares na procissão.
O evento contará com relíquias doadas pelo papa Francisco, entre elas uma cruz de prata cerimonial com fragmentos de madeira que, segundo o Vaticano, vieram da cruz usada para crucificar Jesus Cristo. Ela foi abençoada antes de ser enviada para Londres e liderar a procissão da coroação. “A cruz fala sobre nossa fé cristã, nosso patrimônio, nossos recursos e nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou o arcebispo do País de Gales, Andrew John. Charles III costumava ser um dos menos apreciados membros da realeza britânica até subir ao trono. Embora sua popularidade tenha melhorado — ele é a quinta figura mais popular da família real —, agora enfrenta o desafio de conduzir uma difícil modernização da monarquia e consolidar sua imagem perante aos mais novos. Uma pesquisa realizada em meados de abril mostrou que dois terços dos britânicos não estão interessados no evento. Apesar da maioria ainda apoiar a monarquia, o apreço ao rei diminuiu entre os jovens.
Cinquenta e oito por cento dos 4.592 britânicos entrevistados acreditam que um monarca é melhor do que um chefe de Estado eleito democraticamente. Uma pesquisa encomendada pela BBC destaca diferenças significativas de opinião com base na idade: 78% das pessoas com mais de 65 anos são favoráveis à monarquia, mas o número cai para 32% na faixa de 18 a 24 anos. A Jovem Pan vai cobrir o avento ao vivo a partir das 5h de sábado. A cerimônia de coroação do monarca começa logo pela manhã, madrugada no Brasil. Sábado, 6 de maio 2h: Concentração para procissão Cerca de 200 membros das forças armadas começarão a se reunir para participar da procissão do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster. Outros 1.000 militares vão fazer a rota. O público poderá acompanhar de perto. Contudo, o acesso aos locais permitidos será realizado por ordem de chegada. 5h30: Chegada dos convidados
A chegada dos convidados está previsa para acontecer a partir das 5h30. Chefes de Estados como Lula, Emmanuel Macron, presidente da França, Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unidos, os reis Felipe VI e Letizia, da Espanha, os príncipes Fumihito e Kiko, do Japão, são alguns dos convidados que foram chamados para participar da cerimônia. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, não vai comparecer e será representado por sua esposa, Jill Biden. 6h20: Procissão do rei O rei Charles III e a rainha consorte Camila deixam o Palácio de Buckingham às 6h20 e se encaminham para Abadia de Westminster, um percurso de cerca de 2,1 km. Quebrando as tradições, eles optaram por fazer o trajeto no Diamond Jubilee State Coach (carruagem do Jubileu de Diamante) em vez do Gold State Coach. A expectativa é que os monarcas cheguem ao destino um pouco antes das 7h.
Charles III deve estar vestido de uniforme militar, diferente das calças e meias de seda utilizadas pelos reis anteriores. Diamond Jubilee State Coach, a carruagem do Jubileu de Diamante │Niklas HALLE’N / AFP Trajeto da procissão da coroação │Fred GARET, Maria-Cecilia REZENDE, Jonathan WALTER, Gal ROMA / AFP VIDEOGRÁFICOS / AFP 7h: Início do serviço de coroação Charles III entrará pela Grande Porta Oeste e seguirá pela nave até chegar ao espaço central da abadia. Ele será precedido por líderes e representantes religiosos de alguns países da Commonwealth que carregarão as bandeiras de seus países e serão acompanhados pelos governadores gerais e primeiros-ministros.
O premiê britânico Rishi Sunak também participará deste evento. Na abadia, o rei receberá regalias, como os símbolos da realeza britânica. Segundo a Família Real, o Reino Unido é o único país europeu que ainda usa insígnias (coroa, orbe e cetros) nas coroações. Charles será presenteado com os três e outros itens ao decorrer da cerimônia. São várias as etapas que constituem o serviço de coroação: Reconhecimento Juramento Unção Investidura Entronização Na sequência, em uma cerimônia mais simples e sem juramento, a rainha consorte será ungida. A última “Coroação da Consorte” aconteceu em 1937, quando a Rainha Mãe, Elizabeth I, foi entronizada ao lado do rei George VI, seu marido. Apesar das etapas, a pedido do rei, tudo deve ser feito em um pouco mais de uma hora.
Charles III vai receber duas coroas. A de Saint Edward, peça central das joias da coroa britânica, é a que será usada na cerimônia. Ela é usada exclusivamente em coroações e foi utilizada pela última vez em 1953, por Elizabeth II, mãe de Charles III. Foi confeccionada para a coroação de Charles II em 1661, em substituição a uma coroa medieval, fundida em 1649 pelos parlamentares após a execução de Charles I. Após a coroação, o rei usará a coroa imperial de Estado, vista pela última vez no funeral de Elizabeth II, em setembro. Confeccionada em 1937 para a coroação de George VI, também é usada na cerimônia de abertura do Parlamento. Esta coroa inclui o diamante Cullinan II, a segunda maior pedra talhada do diamante Cullinan. Segundo o Royal Collection Trust, é o maior diamante já descoberto.
A rainha consorte Camilla usará a coroa da rainha Mary, com 2.200 diamantes. É a primeira vez em quase três séculos que uma coroa já existente será usada na coroação de um consorte. A decisão foi tomada “em prol da sustentabilidade e da eficácia”, informou o Palácio de Buckingham. Foram feitas mudanças “menores” para “refletir o estilo individual de Camilla” e “prestar homenagem” à falecida Elizabeth II. Foram incluídos à peça vários diamantes, os Cullinan III, IV e V, da coleção pessoal da rainha falecida, que ela costumava usar como broches. 9h: Procissão de coroação Após o encerramento do serviço de coroação, Charles III e a rainha consorte Camila vão retornar ao Palácio de Buckingham pelo caminho inverso ao qual vieram, um percurso de 2,29 km. Eles vão utilizar o Gold State Coach, uma carruagem de 260 anos que foi utilizada em todas as coroações desde Guilherme IV.
O casal receberá a saudação real e três vivas dos militares que estiverem no desfile. Cerca de 4.000 membros das forças armadas do Reino Unido vão participar da procissão, que deve trazer William, Kate e os três filhos do príncipe herdeiro em outra carruagem, que partirá atrás do transporte real. Visão geral do Gold State Coach, no Royal Mews, no Palácio de Buckingham, em Londres │Dominic Lipinski / POOL / AFP 10h30: Aceno a multidão Ao chegarem ao Palácio de Buckingham, como de costume, o rei e a rainha vão fazer o tradicional aceno à multidão na sacada. Ainda não se sabe quais membros da família real vão acompanhar o casal. Neste momento, também será realizado um sobrevoo de seis minutos envolvendo membros do Exército e da Força Aérea. Este evento encerra as celebrações do dia. Domingo, 7 de maio 8h: Grande Almoço da Coroação As cerimônias de coroação retornam logo pela manhã de domingo, como o Grande Almoço da coroação, que será realizado em todo país e tem como objetivo fazer com que as pessoas compartilhem comida e diversão, em um ato nacional de celebração e amizade. Conforme já tinha…
Descubra mais sobre leia58.blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






🔍 Concorda? Discorda? Tem uma experiência parecida ou uma visão diferente? Compartilhe nos comentários! 👇