×

Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

[Editado por: Marcelo Negreiros]

O movimento foi friamente calculado. Em vez de mostrar seu primeiro SUV médio no superlotado Salão de Pequim, o Omoda 7 fez sua primeira aparição em um evento reservado à imprensa e concessionários dos mercados onde será vendido. O Brasil está entre eles, mas o lançamento ficará para 2025.

A Omoda é uma sub-marca da Chery exclusiva para mercados de exportação, assim como a Jaecoo. E o Omoda 7 é estratégico para cumprir a estratégia de posicionar a Omoda acima da Chery em termos de tecnologia e sofisticação, pois é o primeiro concebido para ser um Omoda. Também é o seu primeiro híbrido plug-in.

Aqui cabe uma explicação. O Omoda 5, que será o carro de estreia da marca no Brasil, em agosto, chegou a ser vendido como Chery Omoda C5 antes da Omoda ganhar independência.

Omoda-7-5 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Omoda 7 é um pouco maior do que um Caoa Chery Tiggo 7. Tem 4,62 m de comprimento (12 cm a mais), 1,87 m de largura (3 cm a mais), 1,67 m de altura (3 cm a menos).

A diferença técnica e tecnológica entre os dois, porém, é enorme, pois o Omoda 7 é um híbrido plug-in. A fabricante promete um consumo médio de 20 km/l, o que torna o Omoda 7 capaz de alcançar uma autonomia de até 1.250 km. A bateria não teve sua capacidade divulgada, mas a autonomia elétrica é de 95 km.

Motor mais eficiente do mundo

Chery-Gasoline-Hybrid-Car-Engine-H4j15 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

Motor H4j15, também conhecido como 1.5 TGDI (Divulgação/Chery)

A peça chave para esta eficiência é o motor 1.5 a gasolina de última geração. Ele funciona em ciclo Miller e tem tecnologias como turbo de geometria variável, injeção direta a 350 bar, bomba de óleo variável e dispensa polias no virabrequim por ter bomba d´agua e compressor do ar-condicionado acionados por motores elétricos. De acordo com a Chery, esse é o motor a gasolina mais eficiente da atualidade, com eficiência térmica de 44,5%.

Continua após a publicidade

Com todo esse esforço, o motor 1.5 TGDI gera 156 cv e 22,4 kgfm e está combinado ao câmbio 1DHT130, com três marchas físicas e dois motores elétricos integrados que podem entregar mais 176 cv.

Há 9 modos de funcionamento distintos e 11 cenários de atuação. Isso quer dizer que, combinando as marchas físicas e a atuação dos três motores, esse carro tem 11 marchas. Mas os picos de potência e torque dos motores combinados não foram divulgados para o Omoda 7.

Como é o Omoda 7

20240428_215040 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Em termos de design, a grade dianteira com barras tridimensionais entrelaçadas do Omoda 5 dá lugar a elementos hexagonais de vários tamanhos que também tentam criar um efeito tridimensional na dianteira, ao mesmo tempo que criam aberturas para a passagem de ar.

Continua após a publicidade

O para-choque dianteiro ainda tem áreas translúcidas nas laterais, marcadas a laser para exibir os mesmos padrões haxagonais quando são retroiluminados.

20240428_214503 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Os faróis full-led são bastante estreitos e alinhados com o nariz do carro: a parte superior da dianteira, próxima ao capô, é mais saliente.

A traseira tem linhas tão limpas que o que chama a atenção são as lanternas integradas por uma barra iluminada por leds em zig-zag e com setas sequenciais.

Omoda-7-3 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Por dentro, a proposta do Omoda 7 é um painel bastante horizontal e com iluminação ambiente de ponta a ponta e ao redor de elementos como saídas de ar. Há um quadro de instrumentos digital e head-up display de 8 polegadas para exibir informações ao motrorista, enquanto uma tela de 15,6 polegadas e resolução 2,5k.

Continua após a publicidade

O sistema de som Sony combina 12 alto-falantes para música e mais dois dedicados a um sistema de cancelamento de ruído externo com intensidade de 10 dB, o que seria suficiente para compensar 90% do ruído externo e do motor a combustão.

20240428_214328 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Também há funcionalidades adotadas por sugestão de mercados onde a Omoda já está presente, como um sistema que perfuma a cabine com ajuste de intensidade e três opções de fragrâncias, e pontos de fixação para tablets ou mezinhas atrás dos bancos dianteiros.

Compartilhe essa matéria via:

Há 18 sistemas ADAS, ou seja, assistências ao motorista. Entre eles estão piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e monitor de pontos cegos. O conjunto de câmeras de visão 360° ainda contempla uma funcionalidade que torna o carro transparente na exibição com o intuito de facilitar as manobras.

Oo%C2%A57 Novo Omoda 7 promete 1.250 km de alcance com motor mais eficiente do mundo

(Omoda/Divulgação)

Todos esses sistemas eletrônicos funcionam graças à combinação de uma câmera frontal, quatro câmeras surround, dois radares ultrassônicos e três radares com ondas de 12 mm (um dianteiro e dois traseiros).

O Omoda 7 tem seu lançamento no Brasil esperado para 2025. Até lá deveremos conhecer o Omoda 3, o primeiro SUV compacto da empresa.

[Redação]

Source link


Descubra mais sobre leia58.blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

🔍 Concorda? Discorda? Tem uma experiência parecida ou uma visão diferente? Compartilhe nos comentários! 👇

Descubra mais sobre leia58.blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading