×
A audiência preocupante de ‘Mania de Você’ – e sua...

O tiro no pé da Globo ao converter Mania de Você e…

[Editado por: Marcelo Negreiros]

Desde a estreia de Mania de Você em 9 de setembro, a Globo mexeu na história de João Emanuel Carneiro algumas vezes a fim de fazer a novela das 9 da Globo reagir no ibope. No mês passado, após um grupo de discussão com alguns telespectadores da novela, a emissora decidiu cortar assuntos polêmicos, como um possível casal lésbico e sequências violentas, para não assustar o público mais conservador. O problema é que essa decisão foi um tiro no pé, já que a audiência do folhetim continua estacionada nos 21 pontos — a pior média da história da faixa, superando até Um Lugar ao Sol, último fiasco que ocupou o horário e tinha média de 22 pontos.

A princípio, a novela teria um casal formado por Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno), duas amigas que são casadas com maridos péssimos, o tóxico Robson e o ciumento Hugo (Danilo Grangheia). Com o corte, a emissora perdeu a possibilidade de ver o público torcer pelas duas personagens — algo que sempre acontece com casais LGBTQIA+ nas redes sociais, caso recente foi o envolvimento de Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo), cujo romance ajudou a movimentar Terra e Paixão (2023).

Por mais que a ideia de diminuir a violência e aumentar o humor de personagens carismáticos como Mavi (Chay Suede) — sugestões do grupo de discussão — seja interessante, é pouco lógico tirar uma das principais essências de uma novela, que é ver um vilão sendo tão maldoso que provoque ódio no público, instigando uma torcida para que ele se dê mal. Na atual conjuntura, ninguém vai ligar se Mavi se der bem ou não no final.

Faltou também à história uma jornada do herói e história de amor digna de se acompanhar. Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) são difíceis de serem lidos como mocinhos dessa história, mesmo que sejam alvos da obsessão de Mavi e Luma (Agatha Moreira) — muito por terem iniciado seu romance traindo seus respectivos parceiros. Quando o casal protagonista não emplaca, as novelas se salvam se tiverem outros romances para destacar, mas em Mania de Você isso ainda não foi possível até o momento.

A estratégia de converter Mania de Você em uma novela mais conservadora tem se provado falha, uma vez que este público já tem se contentado bastante com novelas turcas, coreanas e até bíblicas — e nenhuma é da Globo. Na intenção de inovar — o que é válido tentar, é claro — dando uma guinada mais recatada a um modelo tradicional e consolidado, a emissora fez o folhetim perder seu brilho. Uma pena.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

[Redação]

Source link


Descubra mais sobre leia58.blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

🔍 Concorda? Discorda? Tem uma experiência parecida ou uma visão diferente? Compartilhe nos comentários! 👇

Descubra mais sobre leia58.blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading